Data

São Paulo,

A BÍBLIA SAGRADA.

Conheça a Bíblia Sagrada, e como aplica-la ao seu dia a dia.


Como ler a Bíblia?


Antes de ler, faça uma oração. Não sabe orar? Diga simplesmente isto: Senhor, quero conhecer a sua palavra e entender a mensagem que ela tem para a minha vida.

Qual o propósito da Bíblia?


Ela é um livro cristológico, isto é, desde o Gêneses ao Apocalipse, tudo aponta para Jesus Cristo. Portanto, é um livro que tem o propósito de apresentar Jesus ao homem.

E o que a Bíblia diz sobre Jesus?

  • - Que Jesus é o filho de Deus;
  • - Que  morreu na cruz do calvário, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna;
  • - Que voltará para buscar a sua igreja, ou seja, aqueles que o aceitarem como seu Senhor e Salvador;
  • - Que voltará também para julgar e condenar ao inferno aqueles que o rejeitarem.
  •    Naquela ocasião Jesus disse:  "Eu te louvo Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondestes estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos". S.Mateus, 11:25
  • SBB. -Sociedade Bíblica do Brasil
  • Um breve documentário sobre a Bíblia Sagrada.
     

Bíblia: A palavra de Deus

Apesar de ser o livro mais lido e conhecido do mundo, muitas pessoas tem dúvidas sobre a Bíblia. Ela de fato é a palavra de Deus ? Conheça um pouco deste livro que poderá mudar a sua vida.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão,  para a correção e para a instrução na justiça. - 2º Timóteo, 3:16.

Quem escreveu a Bíblia?

Aproximadamente 40 homens escreveram os 66 livros da Bíblia, contudo, a Bíblia tem um único autor intelectual que foi o Espírito Santo de Deus. Significa dizer que os autores dos livros não escreveram aquilo que queriam, mas o que Deus queria que eles escrevessem. No Segundo livro de Timóteo, Paulo diz que a Escritura (bíblia) é divinamente inspirada, portanto, ela é a palavra de Deus para o homem.
Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia das Escrituras provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo, -  2º Pedro, 1:20 e 21.
Por fim, conclui-se que apenas Deus pode ter sido o seu inventor e criador, sendo portanto ela uma obra de Deus, significa que tudo que ali está escrito é a palavra de Deus e a mais absoluta verdade, pois Deus é verdade!

A Bíblia contém erros?

Não. Por ter sido inspirada por Deus, ela não contém erros, falhas ou mentiras.

A Bíblia evangélica é diferente da Bíblia católica?

A Bíblia é única. Contudo, as versões evangélicas contém sete livros a menos que as versões católicas. São eles:  Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Baruque, Sabedoria, Eclesiástico.
Estes livros foram considerados pelos judeus da palestina como não sendo inspirados pelo Espírito Santo e por isto os evangélicos os rejeitam como parte da Bíblia. Outro ponto importante é que o Novo Testamento não faz nenhuma referência a estes livros. (veja mais)

O que significa Bíblia?

A palavra Bíblia deriva do grego bíblion, que significa "conjunto de livros". Ao todo são 66 livros, sendo 39 do Antigo Testamento (antiga aliança) e 27 do Novo Testamento (nova aliança).

Os Livros da Bíblia Sagrada

Inspirada por Deus e para mostrar ao homem os propósitos de Deus para a nossa vida, a Bíblia, contém respostas para as nossas perguntas e direção para nossas indecisões. Mas, nem todos conhecem a palavra de Deus e as maravilhas que ela nos revela.
Se você não tem o hábito de ler a Bíblia, convido-o a conhecer um pouco mais sobre os livros das Sagradas Escrituras.  A Palavra de Deus é para todas as pessoas e todos são convidados a conhecer a maravilhosa graça de Deus.
                                              

     Antigo Testamento( Velho Testamento)  

Pentateuco (5).

Os cinco primeiros livros da Bíblia são chamados de Pentateuco. Para os judeus, esses livros são chamados de Torá. Neles encontramos desde a criação do mundo até a Lei de Deus dada por Moisés ao povo de Israel. Todos foram escritos por Moisés com datas que variam de 1445 a 1405 a.C. (antes de Cristo). 
* Gênesis - * Êxodo - * Levítico - * Números - * Deuteronômio.

Históricos (12).

Os livros históricos narram a história do povo de Israel na conquista da palestina, a terra prometida. Histórias de grandes reis, como Davi e Salomão, as guerras entre o povo israelita e os povos inimigos de Deus, entre outros.
O estudo desses livros é importante para termos uma melhor compreensão não só sobre os conflitos atuais entre Israel e Palestinos, bem como quem é Israel e o que ele representa para as demais nações do mundo.
* Josué - * Juízes - * Rute - * I Samuel - *  II Samuel - * I Reis - * II Reis - * I Crônicas -  * II Crônicas - * Esdras -     * Neemias - * Ester.

Poéticos (5)

O termo poético é devido ao gênero desses livros. São compostos por Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão.
O livro de Jó traz um grande exemplo de paciência e esperança em Deus. Salmos é repleto de louvores que expressam a grandeza e a misericórdia de Deus. Provérbios e Eclesiastes são livros que contém ensinamentos e conselhos para nossa vida.
* Jó - * Salmos - * Provérbios - * Eclesiastes - * Cantares de Salomão.

Proféticos (17) 

Há uma divisão dos livros proféticos em profetas maiores e profetas menores. Esta divisão é feita com base no tamanho da obra e não na relevância ou importância deles. Também não é levando em conta a importância da mensagem, já que todos foram inspirados pelo Espírito Santo, ocorre que os profetas maiores, profetizaram mais ou deixaram mais escritos sobre as suas profecias.

Profetas maiores (5)

* Isaias -  * Jeremias - * Lamentações de Jeremias - * Ezequiel - * Daniel.

Profetas menores (12)                                                                                                                      Oseias - * Joel - * Amós - * Obadias - * Jonas - * Miqueias - * Naum - * Habacuque -  *  Sofonias - * Ageu -             * Zacarias - * Malaquias.


                                    

             Novo Testamento   


Os Evangelhos (4)

Os quatros evangelhos foram escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João. Cada um deles foi destinado a um povo, levando em conta o conhecimento que cada povo tinha de Deus ou de Jesus Cristo.

  • O evangelho de Mateus foi escrito para os judeus e tinha como propósito mostrar que Jesus era o messias enviado por Deus.
  • O Evangelho de Marcos foi escrito para os romanos e apresenta Jesus como servo.
  • O Evangelho de Lucas foi escrito para os gentios e teve como propósito mostrar Jesus como o Salvador.
  • O Evangelho de João foi escrito para a igreja. Este Evangelho é o mais recente, foi escrito no final do primeiro século e teve como propósito mostrar que Jesus é o filho de Deus.

  • O Livro Histórico (1)

    • Atos dos Apóstolos
    O livro de Atos é um relato do inicio da igreja de Jesus Cristo na terra.
  • Cartas de Paulo (13)

    As cartas de Paulo são ensinamentos valiosíssimos para a igreja atual. Nela encontramos um vasto ensino sobre a salvação, o papel da igreja e não poucas vezes exortações sobre como ter uma vida santa perante Deus.
  •   * Romanos - * I Coríntios - * II Coríntios - * Gálatas - * Efésios - * Filipenses - * Colossenses -                          * I Tessalonicenses - * II Tessalonicenses - * I Timóteo - * II Timóteo - * Tito - * Filemon. 

Cartas de outros Apóstolos (8)

Com exceção de Hebreus, que alguns acreditam ter sido escrita também por Paulo, essas cartas tem como autores os demais Apóstolos de Jesus Cristo, a saber: Pedro, João, Tiago e Judas.
Hebreus (alguns teólogos atribuem a Paulo a Carta aos Hebreus)
* Tiago = * I Pedro - * II Pedro - * I João - * II João - * III João - * Judas.

O Livro profético (1)   -    Apocalipse.

Apocalipse é o último livro da Bíblia e foi escrito por João, o mesmo que escreveu o Evangelho segundo João e as três cartas I, II e III João. João foi um dos três apóstolos mais ligados a Jesus (Pedro, Tiago e João) e escreveu este livro já no final de sua vida, no final do primeiro século.
É um livro de difícil compreensão, mas de uma importância enorme, já que mostra como será o final dos tempos, o julgamento de todas as nações, a salvação dos justos e a condenação dos pecadores.
* Leia a Bíblia, ela é a palavra de Deus e contém todo o ensinamento que o homem precisa para alcançar a vida eterna.

Transcrito do blog: Evangelizacao.

VAMOS VISITAR O  MUSEU DA BÍBLIA  (Barueri-SP.)
Av, Sebastião Davino dos Reis, nº 672
Jrd. dos Camargos
CEP. 06414-007 - Barueri-SP.

Pela Rodovia Castelo Branco, no sentido capital-interior (entrada 26a). Fica ao lado do Corpo de Bombeiros e do Hospital Municipal de Barueri. 

                                                 
                                  















Nenhum comentário:

Postar um comentário